Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Visões de Santa Francisca Romana do Paraíso Divino – Introdução

A seguir estaremos partilhando uma série de 4 artigos onde mostraremos 33 visões que Santa Francisca Romana teve do Paraíso. Como exercício espiritual pedimos (e também é aconselhado pelo autor do artigo) que seja feita a leitura de apenas 2 visões por dia, para que seja meditado profundamente a maravilha que é o paraíso! -Os artigos não serão postados todos de uma vez pois são extensos e leva grande tempo para editá-lo e colocar da melhor maneira para todos, então provavelmente estaremos postando 1 por semana no menu ESPECIAL – VISÕES DO PARAÍSO, pedimos a compreensão e paciência de todos, e que possamos ser fiéis em ler apenas 2 visões por dia e medita-las.
Santa Francisca Romana teve uma existência admirável, sendo agraciada com centenas de Visões, Aparições, e Revelações Sobrenaturais, que o SENHOR lhe concedeu para que ela divulgasse para a humanidade. Seu Confessor, Padre Giovanni Mattiotti ouviu e acompanhou todas as ocorrências, anotando minuciosamente e organizando os escritos em cinco conjuntos, que denominou de TRATADOS, onde apresenta todos os acontecimentos da vida da Santa. Após a morte dela, publicou aqueles impressionantes e extraordinários fatos para proveito dos cristãos e bem da Igreja.
Os TRATADOS são Cinco: Tratado da Vida, Tratado dos Combates, Tratado do Purgatório, Tratado do Inferno, e, Visões Paradisíacas e Revelações.
Assim, o TRATADO DAS VISÕES E REVELAÇÕES, é um dos Cinco (5) TRATADOS escritos em latim pelo Padre Giovanni Mattiotti, Confessor de Santa Francisca Romana, o qual focaliza de modo notável,  as Visões no Paraíso Divino e as Revelações que lhe foram feitas. Ele se compõem de 109 Visões ocorridas ao longo de dez (10) anos, de Julho de 1430 a dezembro de 1439, e é muito longo para ser integralmente publicado num Site. É um decênio crucial na vida de Francisca, que vive intensamente a fundação de sua Ordem Religiosa a ”Torre do Espelho” (Tor de’ Specchi) em 1433, assim como também é um período decisivo na História da Igreja, em face do conflito dramático entre o Papa Eugenio IV (1431) e os Bispos e Cardeais do Concílio em Basiléia, na Suíça. Este TRATADO oferece um preciso testemunho dos acontecimentos naquela época. O Padre Mattiotti registra os colóquios espirituais de Francisca, assim como os contínuos êxtases, a narrativa dos extraordinários acontecimentos, as mensagens ocorridas nas Revelações em benefício da humanidade, normas, instruções e o Estatuto para o Mosteiro que ela fundou por determinação Divina, além de mensagens dirigidas ao Papa.
O Confessor de Francisca seguiu um esquema preciso, indicando as datas das Visões e as circunstâncias dos acontecimentos. Geralmente os êxtases aconteciam após a bem-aventurada receber a Sagrada Comunhão na Capela do Anjo, na Igreja de Santa Maria, em Trastevere, e ocasionalmente na Igreja de Santa Cecília, ambas em Roma.
Os temas abordados nas Visões e Revelações são extremamente variados, inclusive focaliza as dificuldades políticas suportadas pela Santa Sé, com desfechos sangrentos e muita morte, assim como, as decisões assumidas por Bispos e Cardeais no Concílio de Basiléia, que trouxeram intranquilidade, disputas e guerras. Francisca recebeu dezenas de mensagens destinadas a Sua Santidade o Papa Eugênio IV, no interesse da Igreja.
Todavia, aqui só abordaremos os assuntos espirituais, considerando que para nos alongarmos na área política, demandaria uma extensa e cansativa explicação dos acontecimentos, fugindo da essência de nosso escopo, que é descrever e evidenciar os fatos espirituais a fim de produzir benefícios concretos,  auxiliando na evangelização e no cultivo da espiritualidade cristã.
As Visões e Acontecimentos Sobrenaturais que são apresentados aqui em número de 33, foram escolhidos como sendo os mais sugestivos, em nosso entendimento, muito embora, todos eles sem exceções, apresentam preciosos ensinamentos Divinos que fulgurantemente ilumina todos nós.
Por decisão do SENHOR, ELE quis mostrar a Francisca, o Nascimento de JESUS, a Visita dos Reis Magos, o Mistério da Paixão de CRISTO, JESUS ensinando os doutores da Lei no Templo, a Ressurreição de JESUS, a Assunção de NOSSA SENHORA aos Céus, MARIA coroada Rainha do Céu e da Terra, e muitas outras importantes manifestações, ao vivo. Os fatos são apresentados como se estivessem acontecendo naquele exato momento, sendo Francisca uma privilegiada observadora daquelas ocorrências históricas, conforme estão registradas na Sagrada Escritura. Desse modo, coloca o leitor ao lado de Francisca, lendo e percebendo a dimensão ilimitada daquela graça especialíssima da Santa, de presenciar aqueles acontecimentos sedimentados na nossa fé.
Por tudo isto, nossa recomendação é que ao iniciar a leitura das Visões Beatíficas, (nos próximos artigos), desligue-se do cotidiano e procure concentrar toda atenção na leitura de cada acontecimento sobrenatural.
 É a Vontade de DEUS manifestada para o conhecimento da humanidade, e em particular, para o seu conhecimento. Então, a disposição deve ser integral e cuidadosa, inclusive permitindo se colocar num esforço de raciocínio, como se fosse um expectador privilegiado dentro das cenas, imaginando tudo o que aconteceu na eternidade, pela bondade misericordiosa do SENHOR. E por essa razão, a atenciosa concentração é sumamente importante, para poder alcançar a preciosa alegria interior que colocará um inesquecível sorriso bem dentro do coração. E por isso também, sugerimos uma leitura sem pressa, não mais que uma ou duas Visões ao dia, a fim de possibilitar uma reflexão tranquila sobre o conteúdo, gravando as palavras e saboreando mentalmente o ensinamento e o esplendor de cada passagem, que chegando ao interior do raciocínio ganhará cada vez mais um maior brilho, através da ampliação do conhecimento.
E assim, observará nos diversos temas das Visões, com perfeita clareza, a intenção do SENHOR de utilizar a piedosa e dedicada Francisca na missão de divulgar a verdade, inclusive fazendo-a passar por difíceis experiências, sendo a fiel portadora da Vontade de DEUS e servindo como admirável testemunho para a humanidade de todas as gerações, sobre a realidade dos acontecimentos Divinos.
São fatos inquestionáveis, e de grande valor espiritual, e por isso também, acreditamos que ensejam a oportunidade de uma honesta reflexão sobre a vida de cada pessoa, desfolhando mentalmente as páginas da existência, com o objetivo de acolher e atualizar os próprios conhecimentos. Isto porque o conteúdo aqui apresentado quer estimular a conversão do coração, na consciente busca de maior santidade, oferecendo sugestões para burilar e polir as próprias qualidades pessoais através do convite as Orações e Santas Missas mais frequentes, de consultas as Sagradas Escrituras, e da leitura de livros e Sites fundamentados na moral cristã, e sobretudo, com a iniciativa de aprimorar o viver cotidiano tornando-o cada vez mais digno,  e de conformidade com a Santíssima Vontade Divina. Por que assim procedendo, essa será a sincera resposta de amor, uma honesta manifestação do coração arrependido e desejoso de revitalizar a amizade com DEUS, sepultando o passado num abismo de esquecimento, e deixando florescer maravilhosamente na alma, a exuberância de um amor puro, sincero e dedicado ao SENHOR.
O Livro sobre a vida de ”SANTA FRANCESCA ROMANA” está escrito em italiano pela Dra. Alessandra Bartolomei Romagnoli, da Universidade de Roma, e editado pela Libreria Editrice Vaticana, em 1994, Roma, Itália. No interior do livro que possui 1.040 páginas, estão os Cinco (5) Tratados, em latim, escritos pelo Padre Giovanni Mattiotti, no ano 1441, relatando as experiências sobrenaturais da Santa, por exclusiva Vontade Divina. Os textos foram traduzidos pelo APOSTOLADO DOS SAGRADOS CORAÇÕES.


Ataíde

 


Nenhum comentário: