Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SANTO DO DIA 3


03/10 São Francisco de Borja, Confessor(+ Roma, 1572) 
Pertencia a uma das famílias mais nobres da Espanha. Era duque de Gandia e exerceu as elevadas funções de vice-rei da Catalunha.
Certa ocasião foi incumbido de acompanhar o transporte do cadáver da imperatriz Isabel, que falecera em Toledo, até Granada, onde se faria o sepultamento. O transporte foi lento e durou 15 dias. 
No momento de sepultar a imperatriz, o protocolo exigia que fosse aberto o caixão para ser reconhecido o cadáver. Aquela que fora admirada em toda a Cristandade por sua beleza deslumbrante estava reduzida a um amontoado de podridão. 
Tocado pela graça a propósito daquela cena chocante, Francisco compreendeu a vaidade de toda a glória mundana, e decidiu que se algum dia enviuvasse, se consagraria inteiramente a Deus. 
Assim de fato aconteceu: enviuvou aos 40 anos de idade, renunciou a todos os seus títulos e bens e ingressou na Companhia de Jesus como filho espiritual de Santo Inácio de Loyola, chegando a ser superior geral daquela família religiosa.
ORAçãO DA MANHã:
==================
Senhor,
No silêncio deste dia que amanhece,
Venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.
Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor,
Ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver além das aparências Teus filhos como tu mesmo os vê e assim,
Não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênção se encha meu espírito.
Que todos os que a mim se achegarem sintam a tua presença.
Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia
Eu te revele a todos.
Amém!


Nenhum comentário: