Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 20 de outubro de 2012

http://www.renasceremmaria.com/santos.htm


Mensagens
Dia Mundial das Missões 2012 (continuação - 3)
Mensagem de Bento XVI
Chamados a fazer resplandecer a Palavra de verdade (Porta fidei, 6)

O anúncio se faz caridade

"Ai de mim se não anunciar o Evangelho!", dizia o apóstolo Paulo (1 Cor 9,16). Estas palavras ressoam com força para cada cristão e para cada comunidade cristã em todos os continentes. Também para as Igrejas nos territórios das missões, Igrejas em sua maioria jovens, normalmente de fundação recente, a missionaridade se torna uma dimensão congênita, também se esses próprios precisam ainda dos missionários.

Tantos sacerdotes, religiosos, religiosas, de cada parte do mundo, muitos leigos e até mesmo famílias inteiras, deixam os próprios países, as próprias comunidades locais e vão para outras igrejas para testemunhar e proclamar o Nome de Cristo, no qual a humanidade encontra a salvação. Trata-se de uma expressão de profunda comunhão, partilha e caridade entre as Igrejas, para que cada homem possa escutar e escutar novamente o anúncio que cura e aproxima-os dos Sacramentos, fonte de verdadeira vida.

Junto a este alto sinal de fé que se transforma em caridade, recordo e agradeço as Pontifícias Obras Missionárias, instrumentos para a cooperação às missões universais da Igreja no mundo. Através da ação delas, o anúncio do Evangelho se faz também intervenção na ajuda ao próximo, justiça aos mais pobres, oportunidade de educação nas aldeias mais remotas, assistência médica nos lugares mais afastados, emancipação da miséria, reabilitação de quem está marginalizado, sustento ao desenvolvimento dos povos, superando das divisões étnicas e respeitando a vida em cada fase.

Queridos irmãos e irmãs, invoco sobre a obra de evangelização ad gentes, e em particular sobre os operadores, a efusão do Espírito Santo, para que a Graça de Deus a faça caminhar mais decisivamente sobre a história do mundo. Com o beato John Henry Newman gostaria de rezar: "Acompanha, ó Senhor, os teus missionário nas terras da evangelização, coloca as palavras certas em seus lábios, renda frutuosa sua fadiga". Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e Estrela da evangelização, acompanhe todos os missionários do Evangelho.

Veja também
Felizes aqueles...
Pressa de ver milagres - Pe. Zezinho,scj
Os teus recados - Pe. Zezinho, scj
A graça de perseverar - Pe. Zezinho, scj

Nenhum comentário: