Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 14 de outubro de 2012

http://www.padrezezinhoscj.com/wallwp/artigos_padre_zezinho/cristologia/jesus-cristo-perdoador


JESUS CRISTO PERDOADOR

Comecemos com Paulo de Tarso na sua carta ao romanos capítulo 7, 14-25
Sabemos bem que a lei é espiritual; mas eu sou um carnal, que se vendeu ao pecado, porque não aprovo aquilo que faço; mas assim mesmo faço, mesmo não querendo fazer
Se digo que faço o que não devo, é porque admito que a lei está certa.
Às vezes parece que não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Sinto que na minha carne não habita nenhum bem; já que o quero e não o realizo. O bem que quero fazer eu não faço, mas o mal que não quero fazer de repente lá estou eu fazendo. Isso se deve ao pecado que tomou conta de mim
Esta é a lei que parece mandar em mim: quero fazer o bem, mas o mal leva a melhor. Dentro de mim eu até sinto prazer na lei de Deus; mas meu corpo tem outra linguagem que vai contra meu espírito me prende ao pecado
Esta é a minha miséria! Quem me livrará deste dilema? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Ele poderá libertar este meu espírito que deseja o bem, e esta minha carne às vezes que me leva para o outro lado…
A versão é livre, mas a leitura de outros textos de Paulo nos autorizam a crer que hoje, diante das bancas, da televisão, do cinema, da Internet, do terrorismo, da violência, da corrupção, das drogas e da invasão do pecado em todos os quadrantes da sociedade ele diria as mesmas coisas, talvez até com palavras mais duras. Repetiria o que disse na Rm 1, 18-32. Aquele sim, foi um repto contra os pecados do seu tempo Mas apontaria para Jesus que perdoa, reeduca e restaura. Se o pecado é evidente e sua realidade salta aos olhos também a misericórdia de Deus em Jesus Cristo é evidente e também ela slata aos olhos, porque onde o pecado foi abundante graça foi superabundante Rm 5,20. Em linguagem de hoje: Deus foi mais misericordioso do que eles foram pecadores. Ele é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, (Ef 2, 4)
Paulo não tinha nenhuma outra resposta para o seu dilema além de Jesus Cristo sobre quem ele dizia em outras passagens de seus escritos:
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hb 4, 16)
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. (Rm 11, 32)
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; (2 Cor, 3)
Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. (I Tm 1, 16)
E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. (Rm 13,11)
Perdão e misericórdia estão juntos. Podemos até não merecer o perdão que pedimos, mas a misericórdia do Senhor se estende até sobre quem não a merece. Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Rm 5, 8)
Eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, pois até trabalhei muito mais do que todos eles; aliás, eu não, mas a graça de Deus, que está comigo. (I Cor 15, 9-10)
Paulo na sua cristologia não cessa de ressaltar este perdão recebido. Mas Jesus deixa claro que há que haver perdão da nossa parte:
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. (Mc 11, 26)
Num mundo onde o pecado salta aos olhos de todos, não importa qual a idade, é preciso ensinar a misericórdia que também salta aos olhos. Basta que olhemos ao redor e vejamos aqueles que Deus levantou da miséria e do pecado. São como vasos restaurados. Quem não entende de restauração não acredita que aquele vaso já esteve estilhaçado em duzentos pedaços. Mão experiente o restaurou. Quem não sabe do passado de alguns irmãos jamais acreditaria que aquele homem, aquela mulher já foram grandes pecadores. Jesus o perdoador os tocou! Ele não veio para os bonzinhos. Estes não precisam de salvação. Já estão providos da graça que liberta. Veio para os estilhaçados. Aqueles de quem se dizia: – Não tem a menor chance!
Paulo diz por que tiveram! Jesus Morreu por eles! (Rm 5. 6)

Nenhum comentário: