Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 9 de outubro de 2012

http://www.domhenrique.com.br/index.php/liturgia/geral/769-palavras-para-pensar-na-liturgia

Palavras para pensar na LiturgiaPDFImprimirE-mail
Geral
Seg, 25 de Janeiro de 2010 00:09
A imprensa sempre apontou o Cardeal Godfried Danneels, Arcebispo Emérito de Bruxelas e ex-Primaz da Bélgica, como um dos mais progressistas do Colégio cardinalício. Eis algumas idéias do Cardeal, apresentadas numa entrevista à Revista 30 Dias, durante o Sínodo sobre a Eucaristia!
Ele afirma: “A indicação mais útil surgida no Sínodo foi a recomendação de celebrar bem a Missa. A primeira obra de evangelização é a própria liturgia. Se ela é bem celebrada, exerce uma força de atração e é já uma evangelização em si mesma. Não é necessário acrescentar coisas... O que é belo, atrai e desarma. Muitos bispos africanos e asiáticos falaram-me dos ‘prosélitos de porta’... aqueles pagãos que chegam à porta das igrejas atraídos pela beleza da liturgia. Sentem que algo importante acontece ali...”

O Cardeal recordou que a Eucaristia não é um simples banquete festivo, mas é primeiramente o Sacrifício de Cristo: “Depois do Concílio, colocou-se a ênfase na Eucaristia como banquete. Mas, a última ceia não foi simples banquete. Foi um banquete ritual e ao mesmo tempo sacrifical. Os apóstolos e Jesus não se encontraram no cenáculo somente para comer juntos... Reuniram-se para fazer memorial da ceia pascal dos judeus e comemorar a obra da salvação realizada por Deus no Egito”. Daneels está certíssimo! Nunca esqueçamos que a Celebração eucarística não é uma folia, um teatro, uma invenção da cabeça de padre espertinho e de uma comunidade “criativa” em inventar modas! A Missa é um sacrifício em forma ritual de banquete. Um rito não deve ser mudado, inventado, adulterado! O rito é algo sagrado e santo: deve ser simplesmente recebido e celebrado! Por isso mesmo, Jesus seguiu à risca o rito judaico e estabeleceu um novo rito, o rito eucarístico, que devemos celebrar com reverência, unção e respeito amoroso.

O Cardeal também ficou muito contente com a ênfase na adoração eucarística: “Vejo que tantos jovens a descobrem como uma coisa nova. Viu-se isso em Colônia e na adoração silenciosa dos meninos de primeira comunhão (com Bento XVI), na Praça de São Pedro. Os jovens apreciam uma fé anunciada sem enfeites, sem intermináveis preâmbulos e truques de pré-evangelização (ou seja, aquelas coisas que querem tornar a fé mansinha, fácil e agradável ao mundo). Eles são abertos a quem testemunha a sua fé cristã na liberdade, sem procurar convencer-lhes fazendo pressão sobre eles...” O Cardeal está coberto de razão! Basta pensar em João Paulo II e Bento XVI... Vejam ainda o que ele diz: “Os sacramentos são gestos concretos, que utilizam sinais materiais. O sinal é sempre visível, mas é sempre apenas um sinal de “algo” invisível, a realidade mesma do sacramento, que nos é dada através do sinal. É aqui que está a força da liturgia! Este “algo” não é perceptível quando a liturgia se torna um teatro, uma auto-celebração inventada por nós mesmos. Quando acontece isso, a liturgia torna-se algo pesado. Não tem sentido sair de casa para assistir todo domingo à mesma peça teatral!” Vejam que a afirmação do Cardeal é perfeita. Se a liturgia for inventada pelo padre ou pela comunidade, não passa de um teatro chato e de mau gosto! A liturgia somente encanta se for maior que o padre e que a comunidade, se for sagrada, se nos der a presença santíssima e misteriosa do Senhor Jesus, o Enviado do Pai!

E pensar que no nosso Brasil a gente tem que conviver com cada celebração, cada invenção, cada criatividade! É dança litúrgica, é um palavreado vazio, é uma inflação de comentários, é um repertório de cânticos que não tem nada de litúrgico, é a invasão de músicas melosas e intimistas de origem protestante, é aviso que não acaba mais, é palma para lá e para cá, é o mau gosto na ornamentação, é a bagunça nos paramentos inventados, é a falta de respeito ao texto do missal... E chamam a isso “liturgia”! Pobre Igreja...

Artigos Relacionados:

relatedArticles
Última atualização em Qua, 10 de Fevereiro de 2010 07:49
 

Nenhum comentário: