Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

http://www.dicionariodafe.com/


HOME » Apologética
A Verdadeira Igreja
Jesus fundou uma Igreja e Única Igreja: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”(Mt 16,18-19).
A interpretação protestante de que a pedra é o próprio Jesus não tem lógica alguma, é um argumento muito fraco, criado pelo Pai da Mentira. É só ler o versículo seguinte: “Eu te darei as chaves do Reino dos céus...”. Se Jesus não fundasse a Igreja sobre Pedro, por quê iria lhe entregar as chaves do Reino? E por quê lhe daria o poder: “tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.(Mt 16,19).?
I Parte – O Primado de Pedro
Para bom entendedor meia palavra basta, diz o ditado. Mas o Senhor Jesus sabendo que teríamos de explicar essa passagem a muitos que não querem entender. Confirmou a autoridade de Pedro de muitas outras maneiras.
1. Pedro recebe autoridade:
a) Logo quando André, irmão de Simão (Pedro) o levou até Jesus, este “fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que quer dizer pedra)”(Jo 1,42). Note que a promessa de transformar Simão em Rocha já acontece no seu primeiro encontro com Jesus.
b) Satanás na sua astúcia percebera a escolha que Jesus fizera por Pedro e já desencadeara sobre ele todo o seu ódio, (Hoje faz o mesmo com seus sucessores, taxando-os até de besta):
“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo”(Lc 22,31). Mas Jesus socorreu a Pedro (e socorre hoje os seus sucessores, por isso a Igreja de Cristo permanece de pé há 2.000 anos):
“mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça”(Lc 22,32a) e lhe deu autoridade sobre os seus: “ e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos”(Lc 22,32b).
c) Tendo consumado sua missão terrena e estando para voltar aos céus, Jesus torna a confirmar Pedro como pastor do SEU REBANHO:
“Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.”(Jo 21,15 );
“Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros” (Jo 21,16);
“Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas”(Jo 21,17 ).
Agora, meu amigo, negar todas estas evidências. Todas estas palavras repetidas e ratificadas, desculpe, mas não é apenas falta de fé. É falta de inteligência mesmo! Qualquer criança entende isto.
2. Assumindo e exercendo a autoridade recebida do Senhor Jesus
a) Pedro fala em nome dos apóstolos, diante de Jesus:
“Então Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro:
"Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”(Jo 6,66-67) (Note o detalhe: Jesus perguntou aos doze!);
b) Pedro é o primeiro a discursar, em Pentecostes: “Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse...”(At 2,14);
c) Pedro dirige a reunião para escolher o substituto de Judas Iscariotes:
“Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida...”(At 1,15);
d) Pedro aparece exercendo seu ministério em TODA A IGREJA, confirmado seus irmãos:
“Pedro, que caminhava por toda parte, de cidade em cidade, desceu também aos fiéis que habitavam em Lida”(At 9,32);
e) Para confirmar os irmãos da casa de Cornélio, Deus envia Pedro, através da visão:
“Enquanto Pedro refletia na visão, disse o Espírito: Eis aí três homens que te procuram. Levanta-te! Desce e vai com eles sem hesitar, porque sou eu quem os enviou.”(At 10,19-20);
f) No primeiro concílio da Igreja (o Concílio de Jerusalém), Pedro confirma a sua autoridade sobre os demais apóstolos:
“Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós...”(At 15,7).
g) O nome Pedro (Simão ou Cefas) é de longe o mais citado (191 vezes), enquanto o segundo lugar (João) aparece 48 vezes. E é citado sempre em primeiro lugar. Impossível negar tal proeminência!
II Parte – A Única Igreja de Cristo é a Igreja Católica
1. São Paulo reconhece a autoridade da Igreja
Se existe alguém que poderia alegar ensinar a ‘sã doutrina’, sem precisar de recorrer a Pedro e aos demais apóstolos, era São Paulo. Pois ele teve revelação direta de Jesus, e “foi arrebatado até o terceiro céu.”(2Cor 12,2). No Entanto ele se submete à autoridade de Pedro e demais apóstolos, indo a Jerusalém para dirimir dúvidas:
“Originou-se então grande discussão de Paulo e Barnabé com eles, e resolveu-se que estes dois, com alguns outros irmãos, fossem tratar desta questão com os apóstolos e os anciãos em Jerusalém”(At 15,2).

E a doutrina de Jesus permanece UNA, porque a SUA IGREJA é a ‘coluna e sustentáculo da verdade’(cf. 1Tm 3,15).
2. Fundada por Constantino?
Os Protestantes costumam dizer que a Igreja Católica foi fundada pelo imperador Constantino, outros dizem por Teodósio, no século IV. Não há maior tolice que esta, totalmente desprovida de provas históricas. É mais uma mentira deslavada daquele a quem Jesus chamou de “Pai da Mentira”. Vejamos os fatos:
A Igreja de Cristo como vimos acima, fundada sobre Pedro, teve início com o Senhor Jesus.
(Conforme as diversas passagens bíblicas citadas acima). O nome ‘Igreja Católica’ também aparece com os primeiros cristãos. Vejamos:
a) S. Inácio, Bispo de Antioquia. (Mártir em +107 aprox.), escrevia: "Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja Católica" (Aos Esmirnenses 8,2).
E ainda:
"Segui todos o Bispo, como Jesus Cristo seu Pai, e o presbitério como aos apóstolos; quanto aos diáconos, respeitai-os como a lei de Deus. Ninguém faça nada sem o Bispo, no que diz respeito à Igreja." (Esmirnenses, 8,1).
Note que foi bem no início da Igreja, pois o Evangelho de São João foi escrito no ano +100 (aprox.). E católica, como sabemos, quer dizer geral, universal.
b) S. Ireneu de Lião (+202) dá a lista dos primeiros papas, mostrando a ligação da Igreja ao Senhor Jesus: "Depois de ter assim fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados Apóstolos transmitiram a Lino o cargo do episcopado... Anacleto lhe sucede. Depois, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, é a Clemente que cabe o episcopado... A Clemente sucedem Evaristo, Alexandre; em seguida, em sexto lugar a partir dos Apóstolos, é instituído Sixto, depois Telésforo, também glorioso por seu martírio; depois Higino, Pio, Aniceto, Sotero, sucessor de Aniceto; e, agora, Eleutério detém o episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos" (Contra as Heresias III,2,1s).
Aí estão os 12 sucessores de Pedro (em negrito). Não inventamos nada. O documento está aí e observe bem a data: +202.
Ainda S. Ireneu dizia a respeito de Roma:
"Com tal Igreja, por causa da sua peculiar preeminência, deve estar de acordo toda Igreja, porque nela... foi conservado o que a partir dos Apóstolos é tradição" (Contra as Heresias 3, 2).
Todos devem, portanto, submeter-se à autoridade de Roma, se querem estar na Igreja de Cristo, continuada pelos Apóstolos. Entende?
c) O título de papa é dado ao Bispo de Roma já por Tertuliano (+220 aproximadamente) no seu livro ‘De pudicitia’ XIII, 7, onde se lê:
"Benedictus papa".
Ainda Tertuliano:
"Sem dúvida, é preciso afirmar que as igrejas receberam dos Apóstolos; os Apóstolos receberam de Cristo, e Cristo recebeu de Deus" (De Praescriptione Haereticorum 21, 4).
d) São Cipriano, Bispo de Cartago: (Mártir em +258): "A Esposa de Cristo não pode tornar-se adúltera, ela é incorruptível e casta [Cf Ef 5,24-31]. Conhece só uma casa, observa, com delicado pudor, a inviolabilidade de um só tálamo. É ela que nos guarda para Deus e torna partícipes do Reino os filhos que gerou.
Aquele que, afastando-se da Igreja, vai juntar-se a uma adúltera, fica privado dos bens prometidos à Igreja. Quem abandona a Igreja de Cristo não chegará aos prêmios de Cristo. Torna-se estranho, torna-se profano, torna-se inimigo. Não pode ter Deus por Pai quem não tem a Igreja por mãe.
Como ninguém se pôde salvar fora da arca de Noé, assim ninguém se salva fora da Igreja. O Senhor nos alerta e diz:
"Quem não está comigo está contra mim, quem comigo não recolhe, dissipa" (Mt 12,30). Quem rompe a paz e a concórdia de Cristo trabalha contra Cristo. Quem faz colheita alhures, fora da Igreja, esse dissipa a Igreja de Cristo. Diz ainda o Senhor: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10,30), e do Pai, do Filho e do Espírito Santo está escrito:
"Estes três são um" (1Jo 5,7). Como poderá alguém pensar que esta unidade da Igreja, decorrente da própria firmeza da unidade divina, e tão conforme com este celeste mistério, pode ser rompida e sacrificada ao arbítrio de vontades opostas? Quem não observa esta unidade não observa a lei de Deus, não observa a fé do Pai e do Filho, não possui nem a vida, nem a salvação." (A unidade da Igreja Católica, VI).
Conclusão
Tudo isto antes de Constantino (séc IV), provando a existência ininterrupta da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme a sua promessa:
“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”(Mt 28,20). Não é possível que Jesus tenha faltado à sua palavra e abandonado a Igreja 1.500 anos. E só então apareceu um ‘iluminado’ Lutero para corrigir tudo!
Agora as ‘igrejas protestantes’ começaram com Lutero e outros, no século XVI. Desafio a quem quer que seja apontar um só documento anterior falando delas.
Assim como a ‘igreja Batista Menonita’ foi fundada em 1523, por Menno Simons.
Por isso, estudem a história da Igreja, leiam os escritos dos primeiros cristãos, para não mais serem iludidos por estes falsos pastores – lobos em pele de ovelhas. Um bom conselho nos dá o bispo e Doutor da Igreja, Santo Agostinho:
“Amai muito a inteligência e a compreensão da verdade. Pois é necessário bem compreender para crer verdadeiramente”. (Por melhor que seja a sua intenção, se você comprar uma jóia falsa, você estará no prejuízo. E em se tratando da salvação, já pensou que prejuízo!!!).

Voltem para a Igreja de Cristo (a Igreja Católica) que acolhe a todos, mas não acolhe o erro, a falsidade. Desde o início e até hoje a Igreja zela pela Sã Doutrina recebida do Senhor Jesus.
Dentro da Igreja aparecem muitos hereges, mas a Igreja os exorta à correção e caso não emendem, censura-os publicamente, para que outros não sigam os seus erros, como fez com Lutero e recentemente o fez com o Pe. Jon Sobrino, herege da falsa 'teologia da libertação'.
Se alguma palavra dita acima não ficou bem clara ou gerou alguma dúvida, fiquem à vontade para perguntar. Esta questão é fundamental. Nosso objetivo é um só: A Verdade. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(Jo 8,32).
Em 22.04.2007
Nilton Fontes

Nenhum comentário: