Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 27 de outubro de 2012

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=287712


Sábado, 27 de outubro de 2012, 11h07

Palavras do Papa no término do Sínodo dos Bispos - 27/10/2012

Boletim da Santa Sé
(Tradução: Jéssica Marçal-equipe CN Notícias)


Palavras do Papa
Término dos trabalhos do Sínodo dos Bispos
Sala do Sínodo - Vaticano
Sábado, 27 de outubro de 2012

Queridos irmãos e irmãs,

Antes de agradecer da minha parte, gostaria ainda de fazer um comunicado.

No contexto das reflexões do Sínodo dos Bispos, “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, e a conclusão de um caminho de reflexões sobre temáticas dos Seminários e da Catequese, tenho o prazer de anunciar que decidi, depois de oração e reflexão, transferir a competência sobre Seminários da Congregação para a Educação Católica à Congregação para o Clero e a competência sobre Catequese da Congregação para o Clero ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. 

Seguirão os documentos relativos em forma de Carta Apostólica Motu Proprio para definir os âmbitos e as respectivas faculdades. Oremos ao Senhor para que acompanhe os três Dicastérios da Cúria Romana na sua importante missão, com a colaboração de toda a Igreja.

Tendo já a palavra, também gostaria de exprimir as minhas cordiais saudações aos novos Cardeais. Eu quis, com este pequeno Consistório, completar o Consistório de fevereiro, próprio no contexto da Nova Evangelização, com um gesto de universalidade da Igreja, mostrando que a Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas, é sempre Igreja de Pentecoste; não Igreja de um Continente, mas Igreja universal. Esta era propriamente a minha intenção, de exprimir este contexto, esta universalidade da Igreja; é também a bela expressão deste Sínodo. Para mim, foi verdadeiramente edificante, reconfortante e encorajante ver aqui o espelho da Igreja universal com os seus sofrimentos, ameaças, perigos e alegrias, experiência da presença do Senhor também em situações difíceis. 

Ouvimos como a Igreja também hoje cresce, vive. Penso, por exemplo, em quanto nos foi dito sobre Camboja, onde de novo nasce a Igreja, a fé; ou também sobre Noruega, e tantos outros. Vemos também como hoje, onde não se esperava, o Senhor está presente e poderoso e o Senhor opera também através do nosso trabalho e das nossas reflexões.

Mesmo se a Igreja sente ventos contrários, todavia sente, sobretudo, o vento do Espírito Santo que nos ajuda, nos mostra o caminho certo; e assim, com novo entusiasmo, me parece, estamos no caminho e agradecemos ao Senhor porque nos deu este encontro verdadeiramente católico. 

Agradeço a todos: os Padres do Sínodo, os Auditores, com o testemunho sempre verdadeiramente muito comovente, os Peritos, os Delegados fraternos que nos ajudaram; e sabemos que todos queremos anunciar Cristo e o seu Evangelho e lutar, neste tempo difícil, pela presença da verdade de Cristo e pelo seu anúncio.

Sobretudo gostaria de agradecer os nossos Presidentes que nos guiaram com doçura e firmeza, os Relatores que trabalharam dia e noite. Penso sempre que seja um pouco contra o direito natural trabalhar também de noite, mas se o fazemos voluntariamente podemos agradecer e devemos sentir-nos gratos; e, naturalmente, o nosso Secretário geral, incansável e cheio de ideias.

Agora estas Proposições são um testamento, um dom, dado a mim por nós, para elaborar tudo em um documento que vem da vida e deve gerar vida. Sobre isto esperamos e oramos; em cada caso, vamos adiante com a ajuda do Senhor. Obrigado a vós todos. Com muitos nos vemos em novembro – penso no Consistório. Obrigado.







Nenhum comentário: