Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Do site oficial de Padre Zezinho


POUPAI-ME DE FERIR


Numa região do sul da Europa, por volta do século XIX, havia um pregador muito procurado pelos fiéis por sua maneira de ensinar. Tinha fama de santo pelo que dizia e pelo que vivia. Mas não havia nele nada de excepcional, exceto o fato de que anotava tudo que diria e tinha o cuidado de citar os autores. Era culto, mas acessível.
Um dia sua sobrinha de 23 anos quis saber do tio o que ele pensava de ser tão famoso. E ele disse entre sério e brincalhão:
- Todos os dias oro para que Deus me faça menos tolo e me ajude a jamais ferir as pessoas com minhas palavras ou com o meu comportamento. A mesma boca que leva a Deus pode afastar de Deus. E não há pregador que possa dizer que nunca errou e que nunca levou alguém a ter dúvidas de fé por conta de suas palavras ou de seu comportamento.
E acrescentou que pregar as próprias ideias é fácil. O difícil é pregar o consenso e as doutrinas de vinte séculos. Aí, o pregador precisa gostar de livros, o que não acontece com todos. É bem mais fácil orar e pedir luzes e, sem abrir livro algum, ir lá e falar. O difícil é orar, pedir luzes e folhear os livros para saber o que já foi dito sobre o tema. Isto dá mais trabalho do que subir ao púlpito e dizer que Deus disse o que Deus provavelmente não disse nem diria! Por isso ele orava para não confiar demais no seu charme ou no seu talento. Os livros o faziam mais humilde, porque passava ao povo não apenas suas conclusões, suas experiências e ideias, mas as ideias mestras desde o começo do cristianismo.
Sábio e prudente! Num mundo em que se escolhe sempre o mais fácil e o que rende mais aplauso, e no qual pregadores sobem ao púlpito munidos apenas de uma Bíblia, ele escolhera ser porta-voz não de si mesmo, mas de toda uma igreja. Os pensadores que o antecederam eram importantes para a sua fé. Sabedoria é entender que precisamos da sabedoria dos outros para sermos sábios…
Pe. Zezinho scj

Nenhum comentário: